2º ANO

Aí galera, demorei um pouquinho devido a uma série de coisas que tem acontecido nestes últimos dias. Porém, pra quem como sempre "não entendeu" muito bem a matéria né, aqui vai um vídeo bem resumido de tudo o que passei pra vocês até agora.


Atenção! Segue abaixo a lista de materiais para a experiência da 2ª semana deste mês de Abril.

  • 1 garrafa pet;
  • 1 régua de 30 cm;
  • Gesso;
  • 1 pote simples (palmito, azeitona, maionese, doce);
  • 2 bexigas (bola de assoprar);
  • 1 canudo de refrigerante;
  • Elástico ou borrachinha de dinheiro;
  • 1 caixa de sapato ou similar com tampa;
  • 1 palito de churrasco;
  • 1 fio de cabelo sem química (lave-o com detergente) com no mínimo 30 cm;
  • Fita adesiva;
  • Tesoura (sem ponta).

Continuado a atividade, agora que você já montou seus instrumentos meteorológicos, vamos a algumas informações sobre cada um deles.

1º temos o pluviômetro, que serve para medir a quantidade de chuva de um determinado local. Para tanto, há a necessidade de se fazer um cálculo de índice pluviométrico. Por agora, basta você fazer as anotações de dia, hora e quantidade de chuva mencionadas em classe.

2º temos o barômetro, que serve para medir a pressão atmosférica. O aumento ou diminuição de pressão do ar nos dão indícios de futuras mudanças no tempo. Se você está com esse instrumento de colocá-lo próximo a uma superfície vertical (parede) e fazer um risco na direção do canudo. É aconselhável que você fixe uma folha em branco na parede para riscar na folha.
Lembre-se que este é um modelo caseiro bem rústico, suas variações serão milimétricas.
Para o relatório você deverá anotar o dia e hora da mudança de direção do canudo e se houve o aumento ou a diminuição da pressão do ar. Faça suas anotações sempre referente ao último risco. Em caso de mudança, anote também o comportamento do clima durante às 48 horas após a mudança.

3º temos o higrômetro, que mede a umidade relativa do ar. Para regulá-lo você deve primeiro ferver uma certa quantidade de água em uma panela e deixar que o vapor entre pela parte aberta da caixa. Após mais ou menos uns 30 segundos, faça um risco na caixa na direção em que o palito estiver apontando; esse é seu 100%. Em seguida use um secador de cabelo para retirar toda a umidade da caixa; faça outro risco na caixa como o primeiro; esse será seu 0%. Daí, basta fazer um risco cada vez que houver uma mudança na posição do palito. Anote o dia e a hora da mudança e se ela indicou aumento ou diminuição de umidade em relação a posição anterior. Em caso de mudança, anote também o comportamento do clima durante às 48 horas após a mudança.

Todas turmas de 2º devem fazer suas anotações até o fim do mês de abril.

6 comentários:

  1. Professor, Não Gostei Da Atividade De Hoje, Eu Prefiro, Problemas que Necessitam de calculo... Fia A Dica # :) Sabryna 2°M02

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    1. Querida aluna, agradeço por expor sua preferência, mas vale lembrar que há outros alunos a sala, com outras capacidades. O meu dever é explorar todas elas, dando oportunidade a todos. Também não posso deixar de me preocupar com o conteúdo e os temas a ele relacionados. Não se preocupe, muitas atividades com interpretação de problemas e cálculos virão para você se divertir. Não se esqueça da experiência de amanhã, e se puder, dê aquela ajudinha ao tio fazendo o seu cadastro no link da página inicial. Uma boa noite!

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  2. Professor, preciso que o senhor me ajude no gráfico do barômetro pois não pude estar na sua aula no dia da esplicação.
    Desde já obrigado.
    Ass:Andrtezza 2ºM2

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    1. Pesso desculpas por não ter dado a ajuda que me pediu, fiquei tão oculpado semana passado que só hoje consegui ler seu comentário. Vou tentar olhar com mais frequêcia para que isso não se repita, mas durante a semana você pode me procurar na escola se eu demorar a responder.

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  3. professor queria que o senhor melhorace o modo de ensino, estou com muita dificuldade em entender toda a materia fica a dica professor


    ;;;;;

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  4. Prometo tentar melhorar, se puder dar uma dica de como melhor ainda. Mas quero deixar claro que não vou deixar de exigir menos que o melhor de meus alunos, e isso é para os próprios alunos, para que busquem sempre ser cada vez melhores, adaptados a lhe dar com situações difícieis.

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